sexta-feira, 4 de julho de 2008

Uma pausa...?

- Não há, obviamente... Quero dizer, eu nunca diria algo do tipo... Não há nenhum tipo de mapa para a arte. Caminhos ou algo do tipo... Eu nem sei o que são caminhos. Mas eu não consigo evitar... Enfim... Ver coisas. Ser um escritor é ler, no fim não há outra opção, eu nem gosto muito de ler, mas é preciso, crucial, etc. E ler: não só Hamlet ou... Cortázar. Ler o que ainda está meio vivo. São os blogs? Não, não sei se são os blogs. Talvez. Às vezes. E então acabo lendo coisas como isso. Ricardo Miyada... Eu conheço Ricardo Miyada. É um rapaz muito... Enfim. Ele leu os livros, leu as coisas que quis. E ele não é... Ele é inteligente. Ele tem noção do que está fazendo, não é um acidentalista desses por aí que se encontram em metrôs que... Que pintam a Mona Lisa ou qualquer coisa assim. Há uma... base teórica? Talvez o problema seja que... Eu vejo... Eu acho que vejo duas literaturas, talvez... Uma delas que... Que quer ser real? A realidade imitada? Não sei se é exatamente isso, talvez seja. Uma que se preocupa em narrar e... Em parecer. E ela pensa em si mesma como se pensaria na vida e... Exatamente por isso nunca vai poder ser uma ponte... Comunicação, é isso, no fim, não? Ela é desonesta e nunca poderá funcionar como um aperto de mão. E há a heróica... É o que eles dizem, não me perguntem, há essa que se pretende... Self-righteous, é essa a palavra: eles acham que estão tão certos e honestos e... "Não estamos enganando ninguém, confiem!" e é claro que... Claro, eles são mais abertos mas... Hitler também era aberto, veja, e isso não ajudou os judeus. É muito... Fácil, eu acho... Muito fácil eximir-se da responsabilidade e dizer "isso não é a vida, portanto" e então não há mais verdade nenhuma, certo? Esses... Adolescentes meio idiotas... Não é uma ofensa, é um elogio, por favor... Eles acham que... Que montando um texto bonito. É bonito mesmo, é bem bonito, as cores são boas, olhar repousa, etc. Mas não é só isso. Não pode ser... E então eles pregam dizendo que isso é isso e que há a tal ponte, mas onde? Eu... Acho que isso é fugir da raia e me incomoda. Soa meio... Pueril. E eu... Como escritor? Como escritor talvez gostasse de ver... Ao menos uma vez, eu acho. Porque Dan Brown é... Dan Brown e Sidney Sheldon são essas pessoas que mentem mas Ricardo Miyada não deixa de ser a mesma pessoa, do outro lado... Não há real diferença, vocês percebem? Eu gostaria de ver uma vez algo que fosse... Que fosse verdadeiramente as duas coisas. Não só palavras... Eu não confio em palavras, eu acho. Que fosse talvez a... História de um garoto? Crianças, não sei... Alguém que goste de ler e... Não sei, não é meu texto... E então me vem a sensação de que... Ricardo talvez saiba o que faz mas não pensa muito sobre... Nas conseqüências reais do que isso é... De... Marfim? É, marfim. Essa iconoclastia irônica autoconsciente metafísica metalingüística que se esquece de ser algo... Ela realmente não é algo. Não sei... Não, não tenho respostas... O que é algo? Um grupo de jovens que... Fumando, em um quarto feito de letras bem-diagramadas... Talvez isso fosse algo, não sei... Só não confiem nesse tipo de coisa, talvez... É bonito e bem espaçado e os links trazem um ar misterioso mas... Essas palavras... Elas realmente não são nada e não serão nada, ele talvez nem saiba disso e isso é muito triste.

4 comentários:

Cidadão ³ disse...

http://elevadoatres.blogspot.com/2008/07/um-cara-andou-falando-sobre-mim-em-seu.html

Anônimo disse...

Eu comentaria esse post antes, no dia em que o li, mas o meu PC desligou, e eu lembrei de aparecer por aqui hoje. Mas já tem outro post, então, nem vou comentar esse. Mas, isso, merece um quote:

"Essa iconoclastia irônica autoconsciente metafísica metalingüística que se esquece de ser algo... "

HUAHUAHUAHUA

Eis o nascimento de uma 'frase feita'.

Anônimo disse...

E eu visitei o blog do Ricardo Myada (tá, né, o link estava lá para alguma coisa, além da provocaçãozinha básica entre amigos), só não comentei porque sou uma pessoa quase-tímida.:roll

Anônimo disse...

*Miyada